Selo Editorial PPGCOM/UFMG: Um Balanço entre Pesquisa, Ensino e Extensão (2014-2023)
Bruno Souza Leal, Bruno Guimarães Martins, Daniel Melo Ribeiro, Juarez Guimarães Dias
Projeto editorial, Divulgação científica, Ensino, Pesquisa, Extensão
O artigo apresenta a trajetória do Selo Editorial PPGCom/UFMG, um projeto de divulgação científica criado por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG em 2014. Trata-se de relatar e refletir sobre os desafios atravessados pelo projeto nesses oito anos, levando em conta aspectos como seu posicionamento editorial, a concepção do projeto gráfico e, por fim, seus desdobramentos em um cenário multiplataforma. Os cento e quatro livros digitais atualmente publicados registram mais de 100.000 visualizações e são direcionados ao público acadêmico envolvido em pesquisas da área da Comunicação e Humanidades, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Foi a articulação entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão o que permitiu um engajamento coletivo de professores e discentes, transformando uma demanda pontual em uma atividade editorial com longevidade e alcance, e que se diferencia tanto das editoras comerciais, quanto de editoras universitárias. Trata-se então de demonstrar o estabelecimento das particularidades do selo editorial assim como de seus processos de produção e circulação.
2023